Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (237 votos)

ONLINE
1




 

atendimento

 

CONTATO

 

 



Total de visitas: 13017
AVE MANSA E PET: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?
AVE MANSA E PET: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

Texto elaborado por Priscila Hatadani Pinto

Proprietária do Criadouro P&H Love Pets.

 

Existem muitas dúvidas e equívocos entre as pessoas que vão adquirir uma ave de companhia.

 

Achei prudente criar essa página, devido ao número de ligações que recebo de pessoas querendo aves mansas (bem mansinhas), novinhas e dóceis. Essa explicação é muito importante, porque as pessoas não são orientadas adequadamente.

 

Você saberia dizer qual a diferença entre uma ave arisca (brava) e uma ave mansa, mas e entre uma ave mansa e pet? Você provavelmente diria que é a mesma coisa correto? Mas não é!

 

Alguns criadores podem discordar do meu ponto de vista, mas o texto é para auxiliar quem realmente não conhece os pormenores de uma criação. Então vamos aos pontos em questão:

 

1) AVE ARISCA - Considero uma ave arisca aquela que não foi amansada e que bica pra machucar, além de serem completamente arredias.  São aves que não permitem o contato direto com o ser humano, não se aproximam nas gaiolas e também não se deixam pegar ou mesmo tocar.

 

Do meu ponto de vista, aves ariscas jamais serão aves mansas ou aves pets se não foram amansadas desde filhotes.  Normalmente aves ariscas têm a finalidade de matrizes, ou seja, para reprodução. O máximo que se pode conseguir é que as aves venham pegar algum petisco quando oferecido e para isso exigirá muita calma, paciência e insistência dos donos, até que ganhem confiança e permitam a aproximação.

 

*Exitem opiniões diferentes, salvo também que para toda regra existe uma exceção, logo existem criadores que irão discordar do meu ponto de vista.

 

2) AVE MANSA - Considero uma ave mansa apenas aquela que não bica de forma a machucar, contudo essa ave não será uma pet e algumas podem não ter o comportamento dócil, dependendo da espécie. É uma ave que permite contato, permite que você a pegue na mão sem te agradir, mas que de imediato não está totalmente sociabilizada, precisando adquirir confiança em você.

 

Em algumas espécies é necessário um tempo de adaptação da ave com o novo ambiente, com as rotinas da casa nova e com os novos donos para que venham a ter o comportamento pet.

 

Isso é o que ocorre com a ave Agapornis, que são aves muito mais com o comportamento de mansas do que pets quando são liberadas por nós. Mesmo assim, todas ficarão pets desde que nossas orientações sejam seguidas. Os Agapornis não costumam ter um temperamento dócil, com isso, não são aves meigas, bobinhas que dão logo a patinha e permitem cafuné.

 

Mas são aves mansas porque, ao separá-los do contato dos pais quando jovens, alimentados na mão e em contato conosco, permitem serem pegos, ficam no cólo, coçam nossos cabelos, adoram brincar e ficar soltos, e com isso vêm a ficar pets.

 

3) AVE PET - Considero uma ave pet aquela que já está habituada a ficar solta, a vir na mão, aquela que atende alguns comandos (adestramento). Dependendo da espécie, podem já ter o comportamento mais dócil, sendo assim mais fáceis de serem domesticadas, como é o caso das Calopsitas.

 

Essas comparações e diferenciações são importantes porque cada espécie se difere das demais. Com isso, um Agapornis não tem o mesmo temperamento de uma Calopsita, que também não tem o mesmo temperamento de uma Katariana ou de um Periquito Australiano e por aí vai. Cada espécie tem uma característica própria, uma personalidade que se distingue até mesmo dentro da própria espécie.

 

Faz-se necessário que cada criador conheça cada espécie que cria para deste modo poder orientar adequadamente quem está ou irá adquirir sua ave.

 

Uma complementação desse tema será divulgada mais tarde, em forma de artigo, de minha autoria. Para quem ainda tiver dúvidas, vale a pena a leitura!

 

Criadouro P&H Love Pets.